WebQuest

Fundamentos da Ética

Task

20100920041707JeBaZ.jpg

Chegou a hora de saber o que a Ética Cidadã quer de vocês. Aqui está a síntese que do que lhes foi solicitado pelo diretor de comunicação da famosa ONG:

Queremos que vocês nos apresentem planos de comunicação de produtos que farão parte de uma campanha que vamos promover sobre ética e sociedade. No primeiro momento não é preciso apresentar produtos acabados. Queremos planos. Ou seja, queremos descrições de propostas daquilo que vocês vão produzir depois que discutirmos e aprovarmos as idéias de vocês.

Os planos apresentados deverão ser descrições gerais de futuros produtos. Aceitaremos propostas voltadas para quaisquer produtos: vídeos, reportagens, peças de comunicação para rádio ou TV, artigos de opinião, músicas, textos de campanha para divulgação em revistas e jornais etc. Para que possamos entender suas propostas, queremos receber textos explicativos, preferentemente ilustrados com desenhos, esquemas, croquis e/ou imagens. Sejam criativos na apresentação dos planos.

Atenção: não queremos trabalhos baseados em senso comum ou em meras opiniões. Queremos trabalhos bem fundamentados em boas referências. Por isso, nada façam que seja apenas opinião pessoal de vocês. Façam coisas que tenham boa base em informações disponíveis e listadas na seção Processo da WebQuest Fundamentos da Ética.

Esperamos que vocês apresentem planos para cinco produtos. Cada um de tais produtos deverá estar voltado para um tema. Segue aqui a lista de temas para a orientação de vocês:

  1. Onde está a ética? O produto preparado para responder a essa pergunta deverá fornecer aos nossos cidadãos uma idéia clara do que é ética e qual o lugar dela nos encontros entre as pessoas.
  2. Não consegue ver alguns OUTROS? A pergunta se refere ao estranho fenômeno da invisibilidade de algumas pessoas em nosso mundo. Parece  que perdemos sensibilidade. Discurso não adianta. Sugestão: talvez a arte - fotografia, pintura, poesia, música - possa nos ajudar a ver gente que se tornou invisível. Por isso, A Ética Cidadã espera aqui que vocês elaborem algo que tenha a ver com arte, seja criando peças originais, seja aproveitando obras existentes.
  3. Que fazer para ser eticamente adulto? Com o tempo podemos amadurecer intelectual e afetivamente. Podemos também amadurecer eticamente. O povão pouco sabe sobre isso. Espera-se, portanto, que vocês ofereçam alguma informação para que as pessoas comecem a pensar em desenvolvimento ético.
  4. Estamos melhor que no passado? Temos mais civilização? Vivemos num mundo que cresceu do ponto de vista ético? Essas perguntas todas falam de barbárie e civilização. Civilização significa um mundo mais ético. Barbárie significa um mundo que despreza valores éticos. Vocês, profissionais que entendem de  ética, deverão mostrar se há ou não perigo de uma volta à barbárie. E mais, deverão mostrar como se pode evitar tal perigo.
  5. Como fazer que o seu candidato se lembre da ética? Essa pergunta tem a ver com eleição. Em política todo mundo fala em ética. Mas, será que os eleitos agirão eticamente? Vamos colaborar com eles. Vamos lhes mostrar o que é ética e como os políticos podem utilizá-la enquanto ocuparem postos de poder.
Como costuma acontecer no campo da comunicação, não temos muito tempo. Tudo tem de ser feito logo. Por isso, esperamos que vocês nos apresentem o trabalho em duas semanas. O que for entregue depois do prazo não poderá ser aproveitado.

Para ajudá-los nesta aventura, providenciamos aqui um roteiro de ação e uma lista de recursos que deverá ser consultada. Tudo isso está na seção Processo.

A organização Ética Cidadã não avalia propostas sem estabelecer previamente critérios de julgamento. Assim, para saberem como os trabalhos de vocês serão avaliados, dêem um pulo até a seção Avaliação.

The Public URL for this WebQuest:
http://zunal.com/webquest.php?w=69623
WebQuest Hits: 5,998
Save WebQuest as PDF

Ready to go?

Select "Logout" below if you are ready
to end your current session.