WebQuest

Pre História, onde tudo começa!

Task

20140407052146yzeGa.jpg

Pesquisas nas áreas da arqueologia,geologia, paleontologia e linguística,indicam que o continente americano começou a ser povoado entre 15mil e 30 mil anos atrás, havendo  autores que defendem que a chegada dos nossos ancestrais tenha acontecido há 50 mil anos. Qual a origem dessas populações? Uma hipótese seria a de que o homo americano é autóctone, isto é, surgiu no próprio continente. Mas isto é pouco provável porque não se encontrou nas Américas nenhum fóssil anterior ao Homo sapiens. Outra hipótese é que os grupos humanos chegaram no continente americano no atual Alasca, pelo Estreito de Bering há cerca de 12 mil anos. Uma terceira hipótese e mais atual pesquisa estabelece que o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo Pacífico, vindo da Ásia,Polinésia ou Oceania. Descobertas arqueológicas recentes em vários países latino-americanos tais as no sítio de Monte Verde (Chile),encontraram evidências de que grupos humanos viviam no local há12.500 anos. No Brasil, em Lagoa Santa (Minas Gerais), foi descoberto o mais antigo fóssil humano da América, datado em 11.500 anos.


Regiões habitadas

Os homens da Pré-história espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. As descobertas arqueológicas apontam para grupos humanos que viveram em regiões da Amazônia, Piauí, litoral (principalmente dos estados de SP, SC, RJ e ES), região de Lagoa Santa (interior de Minas Gerais).

A vida do homem pré-histórico no Brasil

Com base nas descobertas arqueológicas e estudos realizados, podemos ter uma ideia sobre como era a vida destes homens na Pré-História.

- Viviam da caça, pesca e coleta de frutos. Para caçar usavam machados e lanças de madeira com pontas de pedra afiadas. Os que habitavam a região litorânea também comiam grandes quantidades de frutos do mar.

- Usavam o fogo para cozinhar os alimentos e também para se protegerem dos animais ferozes.

- Grande parte dos homens da pré-história das regiões interiores habitavam cavernas. Já os homens que viviam no litoral brasileiro fabricavam cabanas de madeira e palha para morar.

- Faziam recipientes de cerâmica para armazenar, principalmente, grãos e água.

- Faziam pinturas rupestres (em paredes de cavernas). Os desenhos representavam, principalmente, cenas de parto, relações sexuais, caça de animais, rituais e danças, contagem de objetos e outras atividades cotidianas. Usavam sangue de animais, carvão e minerais misturados em água para desenharem.A arte rupestre é uma das principais fontes de pesquisa da Pré-história no Brasil.

- Viviam em grupos (grandes famílias)com divisão de tarefas entre homens e mulheres. Os homens se dedicavam à caça, pesca e proteção do grupo. As mulheres cuidavam das crianças e preparavam o alimento.

- Algumas comunidades enterravam os mortos próximos aos locais onde moravam. Praticavam também rituais funerários (ligados à morte).

- Em função das dificuldades da vida, doenças, ataques de animais e péssimas condições de higiene, as pessoas viviam pouco. A expectativa de vida ficava entre 25 e 30 anos.

- Tinham preferência por regiões próximas a rios e lagos devido a facilidade para obter água para beber, tomar banho e pescar.


http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/arqueo/brasil_pre.htm

Attachments

Sitos arqueologicos no Piaui

Description: O município de Castelo do Piauí possui o segundo maior complexo de sítios arquelógicos do Estado.
Arte rupestre Brasileira

Description: Alguns dos sítios arqueológicos Brasileiros

The Public URL for this WebQuest:
http://zunal.com/webquest.php?w=239046
WebQuest Hits: 4,956,064
Save WebQuest as PDF

Ready to go?

Select "Logout" below if you are ready
to end your current session.