WebQuest

Uma WebQuest sobre WebQuests....

Process

20140516055903taRyS.png

  1. Para responder às questões colocadas na tarefa, junte-se em grupo com três colegas (se forem menos de quatro, definam quem adota mais do que um papel).  No grupo, cada um terá de assumir um dos seguintes papeis: ( 5 minutos )

Eficientista 

         Acha que se perde demasiado tempo nas aulas quando as actividades não têm um propósito bem definido e os alunos não sabem ao certo o que fazer e como fazer. Para si, uma boa WebQuest é a que permitir o melhor rendimento por tempo investido. Se for uma actividade curta e simples para aprender pouco mas bem, aprova. Se for uma actividade prolongada, ela deve, na sua opinião, garantir um entendimento profundo do tópico a que se refere.

Socializador 

         Para si, as melhores actividades de aprendizagem são aquelas em que os estudantes aprendem a trabalhar em grupo. As WebQuests que implicam trabalho colaborativo e criam necessidades de discussão e consenso, a seu ver são as melhores. Uma actividade deste tipo que possa ser completamente realizada por um único estudante em trabalho individual, a si não lhe diz nada (pelo menos para aplicar nas aulas).

Altitudinista

         
Que os alunos desenvolvam níveis elevados de raciocínio ou criatividade é o essencial para si. Acha que o ensino actual assenta em demasia na memorização. A principal razão que vê para integrar a Internet nas aulas é se ela abrir novos horizontes de informação para os alunos analisarem, sintetizarem múltiplas perspectivas ou fazerem uma apreciação crítica de certos conteúdos. Valoriza também as actividades que estimulam a expressão criativa do educando.

Tecnófilo 

    
É um apaixonado pelas maravilhas da Internet. Para si, a melhor WebQuest é aquela que aproveita ao máximo a tecnologia disponível na Web. Se uma WebQuest tem uma página fantástica, com cores atractivas, imagens fabulosas, comandos de navegação sofisticados e um grande número de links para sites interessantes, adora. Se ela tira pouco partido das potencialidades da Web, mais depressa usaria uma ficha de trabalho.

  1. Individualmente, explore todos os sites da lista de recursos. Utilize a ficha de avaliação de WebQuest (em anexo) para anotar as suas opiniões sobre cada um deles, de acordo com o seu papel. Terá de gerir bem o seu tempo, não gastando mais de 10 minutos em cada site ( 50 minutos ).

  1. Quando todos os membros do grupo tiverem analisado todos os sites, é tempo de reunir para responder às questões. Um de cada vez, apresentam os 2 melhores e os 2 piores exemplos, justificando a escolha na perspectiva do papel assumido. Ouça atentamente as opiniões dos outros, mesmo que à partida não concorde com eles. ( 5 minutos cada )

  1. Provavelmente não haverá uma opinião unânime. Então, o passo seguinte é dialogar no sentido de obter um consenso quanto às nomeações do grupo para os melhores e piores sites. Ajustem as diferentes perspectivas e tentem chegar a um acordo com base no que considerem melhor para os alunos.

    Um elemento do grupo deverá ir anotando os critérios adoptados e a decisão final alcançada, usando uma cópia da ficha de avaliação (em anexo), onde devem ser identificados todos os membros do grupo. ( 15 minutos )

  1. Quando for anunciada a discussão final, um porta-voz do grupo apresentará ao grupo geral os resultados obtidos, fundamentando--os. Será que os outros vão concordar com as vossas conclusões? ( 5 minutos cada )

Attachments


File

File

The Public URL for this WebQuest:
http://zunal.com/webquest.php?w=245018
WebQuest Hits: 952
Save WebQuest as PDF

Ready to go?

Select "Logout" below if you are ready
to end your current session.