WebQuest

Arte e tecnologia, novos recursos/ antigas praticas.

Introduction

20140514065615JyqyN.jpg

Você sabe o que significa tecnologia?

Uma resposta à essa pergunta poderia ser: Tecnologia é o um produto da ciência e da engenharia,que envolve a utilização de ferramentas, materiais, técnicas,conhecimentos e recursos com a finalidade de criar produtos e máquinas para a solução de problemas e para a utilização em nosso dia-a-dia.

Agora, vamos pensar em como a tecnologia pode estar relacionada ao teatro?

O uso da tecnologia na criação artística é uma das tendências do teatro contemporâneo. Os aparatos tecnológicos se relacionam totalmente com a dramaturgia, com a manipulação do tempo e do espaço e com o jogo dos atores em cena.A utilização da tecnologia na cena se trata de uma importante característica da nova teatralidade. Porém, não foi sempre assim. A  origem do teatro remonta às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas ( por exemplo: reproduzir o comportamento e sons de animais) como  meio de entrar em contato com o sobrenatural, alem de tambem ser uma tentativa de dominar a natureza e controlar os fatos indispensáveis para a sobrevivência como  por exemplo a caça. Com o passar do tempo, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. 

O teatro de maneira organizada e intencional vai se desenvolver na Grécia Antiga, no entorno do séc. IV a.C., em decorrência dos festivais  em consagração a Dionísio, o Deus do vinho e da alegria. Era um evento anual importante para a democracia. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus Dionísio, através de procissões. Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de Coro", os organizadores de procissões. Os participantes cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas com as histórias das peripécias de Dionísio e, em procissão urbanas, se reuniam aproximadamente 20 mil pessoas. O teatro de Dioniso estava situado na encosta Sul da acrópole de Atenas, com lugares para um público de 17.000 espectadores.
A palavra teatro não significa somente um tipo de  arte mas também o local físico em que essa “ forma de arte” se apresenta.
Antigamente, as peças teatrais eram realizadas em espaços abertos e amplos, com poucos tinham recursos de tecnologia cênica . Eram realizadas à luz do dia ou com luz artificial, como velas, por exemplo. Posteriormente, as peças deixaram de acontecer nas ruas e passaram a ser exibidas em salas escuras, tornando-se necessário arranjar um modo de iluminá-las. Foram feitas várias tentativas, através da projeção de sombras sobre os cenários pintados e atuação dos atores próximos aos espectadores, para serem bem vistos e ouvidos. Até a duração dos espetáculos era condicionada à duração das fontes de luz.
No século XX, com a banalização do uso da energia elétrica, a descoberta de ligas metalicas mais leves e resistentes, e com o uso dos derivados de petróleo tal como plásticos  ,  finalmente introduziu-se a tecnologia, que trouxe como novidades para o teatro, os refletores, os palcos rotativos,mobilidades na disposição do palco em relação à colocação dos espectadores, os efeitos de fumaça, entre outros artifícios. Alguns sons foram substituídos por gravações, tais como o som dos trovões, da chuva e do vento. Surgiram também os microfones, que deram origem ao som amplificado, além de um a boa acústica.

Desta forma, nas últimas décadas, com o surgimento e o uso cotidiano de diferentes tecnologias pelo homem, o teatro tem se confrontado com novas possibilidades de comunicação. Com o advento da indústria cultural e a necessidade econômica de atingir cada vez mais público, o cinema e o vídeo tornaram-se meios artísticos mais possíveis  economicamente público, pela facilidade de reprodução, fazendo com que o teatro perdesse um pouco do seu espaço.
Podemos perceber, então, que o teatro passou por uma mudança significativa no que diz respeito à sua relação com a tecnologia e à tecnologia de produção de imagem. Muitos fatores podem ser considerados como causadores dessa transformação, tanto fatores associados ao desenvolvimento da própria tecnologia.
Um dos dramaturgos brasileiros que defendem a ideia de se construir um espaço teatral, onde o tradicional e o tecnológico estejam associados, é José Celso Martinez Correa, cujas produções artísticas nos anos 60 foram de caráter político. Zé Celso acredita que a revolução digital tende a desenvolver cada vez mais a tecnologia que amplia as capacidades humanas, o que facilita não somente a arte e o teatro, mas a vida cotidiana dos seres humanos.

 



Attachments

Arte e tecnologia
Arte e tecnologia-efeitos especiais
José Celso Martinez Corrêa

The Public URL for this WebQuest:
http://zunal.com/webquest.php?w=244851
WebQuest Hits: 777
Save WebQuest as PDF

Ready to go?

Select "Logout" below if you are ready
to end your current session.