WebQuest
Arte e tecnologia, novos recursos/ antigas praticas.
Introduction

Você sabe o que significa tecnologia?
Uma resposta à essa pergunta poderia ser: Tecnologia é o um produto da ciência e da engenharia,que envolve a utilização de ferramentas, materiais, técnicas,conhecimentos e recursos com a finalidade de criar produtos e máquinas para a solução de problemas e para a utilização em nosso dia-a-dia.
Agora, vamos pensar em como a tecnologia pode estar relacionada ao teatro?
O uso da tecnologia na criação artística é uma das tendências do teatro contemporâneo. Os aparatos tecnológicos se relacionam totalmente com a dramaturgia, com a manipulação do tempo e do espaço e com o jogo dos atores em cena.A utilização da tecnologia na cena se trata de uma importante característica da nova teatralidade. Porém, não foi sempre assim. A origem do teatro remonta às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas ( por exemplo: reproduzir o comportamento e sons de animais) como meio de entrar em contato com o sobrenatural, alem de tambem ser uma tentativa de dominar a natureza e controlar os fatos indispensáveis para a sobrevivência como por exemplo a caça. Com o passar do tempo, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
A palavra teatro não significa somente um tipo de arte mas também o local físico em que essa “ forma de arte” se apresenta. Antigamente, as peças teatrais eram realizadas em espaços abertos e amplos, com poucos tinham recursos de tecnologia cênica . Eram realizadas à luz do dia ou com luz artificial, como velas, por exemplo. Posteriormente, as peças deixaram de acontecer nas ruas e passaram a ser exibidas em salas escuras, tornando-se necessário arranjar um modo de iluminá-las. Foram feitas várias tentativas, através da projeção de sombras sobre os cenários pintados e atuação dos atores próximos aos espectadores, para serem bem vistos e ouvidos. Até a duração dos espetáculos era condicionada à duração das fontes de luz.
No século XX, com a banalização do uso da energia elétrica, a descoberta de ligas metalicas mais leves e resistentes, e com o uso dos derivados de petróleo tal como plásticos , finalmente introduziu-se a tecnologia, que trouxe como novidades para o teatro, os refletores, os palcos rotativos,mobilidades na disposição do palco em relação à colocação dos espectadores, os efeitos de fumaça, entre outros artifícios. Alguns sons foram substituídos por gravações, tais como o som dos trovões, da chuva e do vento. Surgiram também os microfones, que deram origem ao som amplificado, além de um a boa acústica.
Desta forma, nas últimas décadas, com o surgimento e o uso cotidiano de diferentes tecnologias pelo homem, o teatro tem se confrontado com novas possibilidades de comunicação. Com o advento da indústria cultural e a necessidade econômica de atingir cada vez mais público, o cinema e o vídeo tornaram-se meios artísticos mais possíveis economicamente público, pela facilidade de reprodução, fazendo com que o teatro perdesse um pouco do seu espaço.
Podemos perceber, então, que o teatro passou por uma mudança significativa no que diz respeito à sua relação com a tecnologia e à tecnologia de produção de imagem. Muitos fatores podem ser considerados como causadores dessa transformação, tanto fatores associados ao desenvolvimento da própria tecnologia.
Um dos dramaturgos brasileiros que defendem a ideia de se construir um espaço teatral, onde o tradicional e o tecnológico estejam associados, é José Celso Martinez Correa, cujas produções artísticas nos anos 60 foram de caráter político. Zé Celso acredita que a revolução digital tende a desenvolver cada vez mais a tecnologia que amplia as capacidades humanas, o que facilita não somente a arte e o teatro, mas a vida cotidiana dos seres humanos.
Attachments
The Public URL for this WebQuest:
http://zunal.com/webquest.php?w=244851
WebQuest Hits: 4,172
Save WebQuest as PDF