WebQuest

Como fazer uma Webquest .

Introduction

20130614053027VuBan.jpg

INTRODUÇÃO

 
 

                                                                   WEBQUEST

A evolução das tecnologias digitais, particularmente o computador e a internet, desencadearam mudanças nas formas de ensinar-aprender dos sujeitos independente da área do conhecimento. Estas mudanças vem determinando que novas metodologias de ensino sejam experimentadas, em todos os níveis.

O que é webquest...como elaborar... quais os tipos e classificação? como surgiu, por que usar? Será que a metodologia "webquest" só deve ser utilizada no ensino virtual, por quê? ... será útil em qualquer conteúdo curricular, em qualquer nível de ensino?

O conceito de Webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Dodge a define assim: "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet”.

Webquest é uma atividade de aprendizagem que sempre parte de um Tema e propõe uma Tarefa que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor. Essas fontes podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente direciona o aluno para aproveitar a imensa riqueza de informações disponível na Web.

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. O processo de construção de uma webquest, desde a "tela em branco" até a sua utilização, se desdobra em três etapas: Planejar; Formatar; e Publicar.

Fonte consultada: http://webquest.sp.senac.br/textos/oque

The Public URL for this WebQuest:
http://zunal.com/webquest.php?w=201212
WebQuest Hits: 1,182
Save WebQuest as PDF

Ready to go?

Select "Logout" below if you are ready
to end your current session.